As ecobags do Sustentável 2009 e o Grafite da Zona Leste de Sampa

15 ago

Sei que já havia dada por encerrada a minha cobertura do Sustentável 2009. ecobags Mas não poderia deixar de comentar sobre as ecobags entregues aos congressistas no momento do credenciamento, e de como conheci o Manulo, artista grafiteiro do Grupo União Boca Suja, responsável pelas artes que as estampam.

Não sei dizer de que material a ecobag foi produzida, mas é bem resistente, o mais bacana são as ilustrações, destaque para as que estão no lado oposto ao logo do Congresso, era impossível achar outra com a mesma ilustração, e era muito curioso encontrar a continuação das ilustrações em outras sacolas.

Mas vamos ao principal motivo deste post, que é de apresentar para vocês um pouco deste projeto.

Nos muros e paredes da  cidade, surgem formas, gestos e cores. Rostos, splashes, olhos que nos observam. Tudo que a imaginação possa grafitar e pintar.

Esse é o trabalho do Grupo União Boca Suja, composto por Manulo, Chuck, Robson-BO, e outros membros. Os artistas, grafiteiros de São Miguel Paulista, ainda encontram tempo para ensinar adolescentes carentes da periferia, que ocupam suas horas livres, com atividades culturais e artísticas na Zona Leste de São Paulo.
A designer Sandra Fukelmann, com 20 anos de carreira, encontrou na beleza dessa arte de ruas e becos, a inspiração para criar o projeto das ecobags do Sustentável 2009. As bolsas simbolizam a sustentabilidade, em suas três dimensões. Foram produzidas com matérias-primas renováveis, geraram renda e trabalho para artistas e artesãos, e abriram a possibilidade para estimular futuros empreendimentos (Fonte: Tag que acompanha a bolsa)

Antes de postar as fotos, já estava me esquecendo de comentar como conheci o Manulo. No 1º dia do Sustentável 2009, estava eu sentada na plenária, toda atrapalhada com o notebook, o celular e a maquina fotográfica, sendo que estes dois últimos deixei cair (isso sempre acontece comigo), em um destes momentos de trapalhada, o Manulo que estava sentado ao meu lado percebeu que eu estava com o Flickr aberto postando fotos do congresso, e então ele comentou que participou da criação das ecobags. O mais legal é que depois de e-mails trocados, descobri que ele, assim como projeto, são praticamentes meus vizinhos (zona leste somos nós, rss).
P.S. Desde o Sustentável 2009 minha ecobag não me larga, tomou o lugar da minha mochila.

Fotos da produção das ecobagas, slideshow ampliado aqui.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: