As ecobags do Sustentável 2009 e o Grafite da Zona Leste de Sampa

15 ago

Sei que já havia dada por encerrada a minha cobertura do Sustentável 2009. ecobags Mas não poderia deixar de comentar sobre as ecobags entregues aos congressistas no momento do credenciamento, e de como conheci o Manulo, artista grafiteiro do Grupo União Boca Suja, responsável pelas artes que as estampam.

Não sei dizer de que material a ecobag foi produzida, mas é bem resistente, o mais bacana são as ilustrações, destaque para as que estão no lado oposto ao logo do Congresso, era impossível achar outra com a mesma ilustração, e era muito curioso encontrar a continuação das ilustrações em outras sacolas.

Mas vamos ao principal motivo deste post, que é de apresentar para vocês um pouco deste projeto.

Nos muros e paredes da  cidade, surgem formas, gestos e cores. Rostos, splashes, olhos que nos observam. Tudo que a imaginação possa grafitar e pintar.

Esse é o trabalho do Grupo União Boca Suja, composto por Manulo, Chuck, Robson-BO, e outros membros. Os artistas, grafiteiros de São Miguel Paulista, ainda encontram tempo para ensinar adolescentes carentes da periferia, que ocupam suas horas livres, com atividades culturais e artísticas na Zona Leste de São Paulo.
A designer Sandra Fukelmann, com 20 anos de carreira, encontrou na beleza dessa arte de ruas e becos, a inspiração para criar o projeto das ecobags do Sustentável 2009. As bolsas simbolizam a sustentabilidade, em suas três dimensões. Foram produzidas com matérias-primas renováveis, geraram renda e trabalho para artistas e artesãos, e abriram a possibilidade para estimular futuros empreendimentos (Fonte: Tag que acompanha a bolsa)

Antes de postar as fotos, já estava me esquecendo de comentar como conheci o Manulo. No 1º dia do Sustentável 2009, estava eu sentada na plenária, toda atrapalhada com o notebook, o celular e a maquina fotográfica, sendo que estes dois últimos deixei cair (isso sempre acontece comigo), em um destes momentos de trapalhada, o Manulo que estava sentado ao meu lado percebeu que eu estava com o Flickr aberto postando fotos do congresso, e então ele comentou que participou da criação das ecobags. O mais legal é que depois de e-mails trocados, descobri que ele, assim como projeto, são praticamentes meus vizinhos (zona leste somos nós, rss).
P.S. Desde o Sustentável 2009 minha ecobag não me larga, tomou o lugar da minha mochila.

Fotos da produção das ecobagas, slideshow ampliado aqui.

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.

Deixe um comentário

