Teatro é cultura, e uma experiência de vida que tem que ser para todos

26 abr

Pelo menos deveria ser para todos né!?

Quem mora em cidade grande (especialmente no Rio ou em São Paulo) tem dificuldade de entender, mas o teatro é algo que soa a programa de elite ou a espetáculo mambembe na maior parte do Brasil. (Sam Shiraishi no post O teatro ao seu alcance)

Você tem alguma duvida que seja assim!? Para quem não sabe moro em Guarulhos, segunda maior cidade do Estado de São Paulo, e uma das 10 maiores do Brasil. Mas até bem pouco tempo, não tinhamos um bom espaço dedicado a cultura, tinhamos somente pequenos centros culturais que mal cabiam 50 pessoas.

Até que com  a desapropriação de uma antiga fábrica em 2001, a grande chaminé deu espaço ao maior centro de espetáculos da cidade, o Teatro Adamastor, espaço de apresentações e formação multi-cultural, e boa parte de suas atividades são gratuitas ou a baixo custo. Depois disso alguns pequenos teatros foram reformados e ampliados e, em 2007 foi aberto uma unidade do Adamastor aqui no meu bairro, que está mais para Zona Leste de São Paulo do que para Guarulhos, rs.

Mas apesar disso, a maioria dos Guarulhenses também nunca foram ao teatro, e muito se dá a visão elitista que sem tem sobre o Teatro. E para combater este “pré-conceito”, acredito que a Internet é uma grande aliada, quem nunca viu um vídeo no Youtube dos Maiores do Mundo, Terça Insana, e muitos outros!? Mas precisamos ir além dos StandUps.

E divulgar o teatro através da Internet, é a proposta da Cennarium – It’s Showtime!, primeira empresa no mundo especializada em transmissão de espetáculos teatrais através da internet, que conheci atraés da Sam Shiraishi, a idéia é vender ingressos virtuais a partir de R$ 10 que darão direto a 24 horas de acesso ao espetáculo pela internet.

Divulgação feita, hora de promover esta experiência única que é o Teatro, e há tantas cidades que não tem um espaço adequado para apresentações, e para garantir este direito, está rolando uma Blogagem Coletiva, apoiando o movimento Mais Teatro, Brasil, saiba mais aqui.

Objetivo: Para que a maioria dos municípios do Brasil tenha um Centro Integrado de Cultura, propiciando que suas populações tenham um teatro de qualidade e diversos espaços destinados à arte, cultura, educação, lazer e entretenimento, criando uma verdadeira democratização cultural em nosso país.


Nota: Sobre a Cultura em Guarulhos:

A cidade conta com teatros como o Teatro Padre Bento, Adamastor Centro, Adamastor Pimentas e o Teatro Nelson Rodrigues, além de anfiteatros e museus. Além de contar com 21 salas de cinema localizados nos Shoppings Internacional (15 salas) e Bonsucesso (6 salas).

Anúncios

Uma resposta to “Teatro é cultura, e uma experiência de vida que tem que ser para todos”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Mais cultura, Brasil! | A Vida Como A Vida Quer - 30/04/2010

    […] aventuras culturais com a filha Carol, @blogdati faz sempre com meu sobrinho CJ, @pati_assis e @alinekelly promovem com os filhotes e até meu filho @enzobuzz contou no Ver para […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: