O Jovem e o protagonismo politico.

11 ago

” Vem vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer…”

Vamos combinar, esta música é símbolo do protagonismo juvenil, não acham!?
Seja na época da Ditadura, das Diretas Já ou a geração Cara Pintada do impeachment do Collor. A realidade política muda, mas de tempos em tempos aparece um grupo de jovens querendo “mudar o mundo”.  Ainda bem né!? Pena que não é um consenso, e a maioria dos jovens não se interessam muito por questões políticas, muitas vezes confundindo a temática com politicagem.

Coitado do Aristóteles, “vendo” isso deve virar no túmulo (se o tivesse), ele que pensou a política como ciência que tem por objeto a felicidade humana, baseada em duas vertentes. a  Ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e a Política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis), fonte aqui. Para quem não se interessa pelo assunto, vale lembrar o celebre texto de Bertold Brecht:

O Analfabeto Político

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Mas voltando a questão dos jovens, há quem não aceite ser vítima do que o atual sistema politico lhes impõe, e lutam pelo o que acreditam, e muitas vezes organizados partidariamente. É sobre isso que fala a reportagem Lideranças Juvenis: um ar fresco nos partidos, publicada pela Folha Metropolitana de Guarulhos.

O meu destaque vai para o @TiagoSoareso, que conheço há cerca de 6 anos. Entre vários envolvimentos com politicas públicas principalmente para a juventude, participou ativamente da instalação do PróJovem Adolescente na cidade, enquanto chefe de gabinete da SASC – Secretária de Assistência Social e Cidadania, e hoje atua na Coordenadoria da Juventude da cidade de Guarulhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: