Porque 1/4 dos brasileiros desistiram do processo eleitoral!? #Eleição2010

21 out

No primeiro turno das eleições presidenciais deste ano, foram 18,12%  de abstenções e  7,07%  de votos brancos e nulos, que somados totalizam 25,19%  (Fonte: Uol Eleições) de brasileiros que abriram mão do direito de opinar no destino do país, algo está errado!

Postei no meu outro blog que ” A sustentabilidade dita o segundo turno“, falando da importância do tema nesta disputa eleitoral, o que é fato, largamente comentado por toda a mídia nacional e internacional.

Mas fico pensando, a candidata que representa de forma mais clara os ideais de sustentabilidade, recebeu cerca de 20% dos votos, algo bastante significativo, e por conta disso, esses eleitores estão sendo disputados pelos dois candidatos que continuam no segundo turno. Então porque raios ninguém se preocupou com o fato de 25% dos eleitores simplesmente não terem dado a sua opinião, ter mostrado nas urnas quais são as propostas que os representam, o que eles acreditam? Isso sem contar do fenomeno do boom de votos em candidatos digamos polêmicos, será que são votos ou falta de votos de protesto!?

O que acho. é que as pessoas estão descrentes do sistema eleitoral, o que é muito preocupante. Para exemplificar isso, c ompartilho com vocês texto redigido na semana do primeiro turno, pela adolescente Ariana de 16 anos, participante do ProJovem Adolescente em Guarulhos, no coletivo São João.

Nota: O texto abaixo não representa a minha opinião sobre o tema. Mas o considero importante para refletirmos sobre a visão que os jovens (e também muitos adultos), estão construindo sobre o sistema eleitoral

 

Esquerda, direita, em cima embaixo, quando vamos parar de tomar lados? Quando vamos parar de ser enganados?

Seja alguém, vote em ninguém!

Esses políticos falsos moralistas, só querem saber de cerrar dinheiro publico e cobrar caro em instituições privadas. Estou cansada de ser enganada, ,estou cansada de só ser lembrada de 2 em 2 anos, quando vocês querem nossos votos, estou cansada de não ser representada, partidos de esquerda que se dizem defensores da classe trabalhadora, mas se chegam ao poder se tornam tão ou mais conservadores que os partidos de direita

Ninguém vai te proteger

Ninguém quer o seu melhor

Ninguém de importa com você

Ninguém vai deixar de roubar

Então seja alguém e vote em ninguém. Você pode sim se auto-governar, não seja mais uma marionete do sistema. Esses parasitas que só querem sujar as ruas em época de eleição não têm coragem de enfrentar os eleitores de frente e pagam para outras pessoas distribuírem as suas fotos, SUS banners, querem uma cidade limpa e agradável, mas antes de se apoderarem do poder, já sujam as ruas, já começam errado.

Seu voto é uma arma, não o use contra você.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: